segunda-feira, 12 de março de 2012

Momento curiosidade


90 anos da Harpa Cristã


Nós, assembleianos, estamos comemorando no dia de hoje (12/03) os 90 anos da Harpa Cristã, o hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil. Agregando clássicos tradicionais e composições pentecostais.
O lançamento da Harpa Cristã aconteceu em 1922, na cidade de Recife (PE) com 100 hinos. A Harpa Cristã nasceu de uma necessidade de musicalizar a doutrina pentecostal. A primeira edição da Harpa Cristã, com tiragem inicial de 1000 exemplares, foi desenvolvida com 44 hinos, além de 10 “corinhos” que ressaltavam as doutrinas pentecostais da denominação. Um ano depois, em 1923, a segunda versão foi lançada no Rio de Janeiro, com 300 hinos.

A história da Harpa Cristã é marcada por hinos que foram sendo adicionados ao seu conteúdo. Em 1932 foi lançada mais uma edição, com 400 hinos. Atualmente, ela contém 524 hinos e assimilou músicas que se tornaram congregacionais, como por exemplo, Grandioso És Tu, Vencendo vem Jesus e Porque Ele vive.

Um comentário:

  1. pena que não procuram saber sobre os autores de hinos da Harpa especialmente aqueles que já idosos ainda vivem. Será que ninguem sabe disso? A honra e a glória sejam dada a Deus mas eles merecem reconhecimento para que as gerações atuais e futuras saibam mais sobre as experiências desses homens e mulheres que formaram o nosso Hinário.

    ResponderExcluir