sexta-feira, 9 de março de 2012

PEDOFILIA - este "lobo mau" existe...


A Pedofilia


“A conhecida história infantil chapeuzinho vermelho representa simbolicamente a idéia de que fora da proteção familiar, ou mesmo dentro dela (na casa da vovozinha), podemos ser surpreendidos por um “lobo mau” que assedia, engana, finge ser um cordeiro (um “amigo”), mas quer mesmo é nos devorar. A vovozinha, uma pessoa adulta, tem suas fragilidades e não está fora do alcance do lobo. Felizmente, a Vovó e Chapeuzinho são resgatadas das garras do lobo por um corajoso caçador”.

Assim como em tempos antigos, um “lobo” moderno tem causado muita preocupação nas famílias de hoje. Não se trata apenas de orientar os(as) filhos(as) para não falarem ou aceitarem coisas de estranhos: Há “lobos” entrando na vida das crianças pelas janelas virtuais. Um desses personagens é o pedófilo.
Vamos conhecer um pouco quem é e o que fazer pra protegermos crianças e adolescentes.
O que é a pedofilia??
A pedofilia é um desvio de sexualidade que leva o individuo adulto a se sentir sexualmente atraído de modo compulsivo por crianças e adolescentes. É uma forma de violência sexual.

Quem é o pedófilo??
O pedófilo é um individuo qualquer que costuma ser “uma pessoa acima de qualquer suspeita” aos olhos da sociedade, conquistando a confiança deles. Há pedófilos que não fazem contato pessoal, embora o desejo exista. Em outros casos, porém, o encontro pode se tornar em uma violência física e sexual.
Reconhecer pedófilos é uma tarefa difícil, pois muitas vezes são pessoas com as quais se convive socialmente, sem motivo especifico para desconfiança. Não existe um consenso sobre seu perfil e, por isso mesmo, deve-se ter cuidado para não levantar falsas acusações  contra pessoas inocentes, atribuindo culpa de forma leviana.
As características abaixo são as que mais comumente se percebem no pedófilo:
ü  Busca atenção e amizades infantis e prefere a companhia de crianças.
ü  Procura agradá-las em demasia, parecendo “gostar” muito delas.
ü  Sempre tenta ficar sozinho com as crianças e fotografá-las.
ü  Presenteia muito, não mede gastos com crianças, tem dificuldades para se comunicar com adultos ou evita-os.
ü  É sedutor, sendo em geral gentil e amável.
ü  Procura manter em casa decoração atraente para crianças.

Essas características apesar de comuns aos pedófilos, podem, também, ser identificadas em qualquer pessoa. Portanto, todo cuidado é pouco ao fazermos uma denúncia.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário