sexta-feira, 16 de novembro de 2012

7 de Fevereiro: Dia Mundial da Internet Segura


As crianças hoje em dia já nascem praticamente conectadas. Os pequenos são cada vez mais precocemente inseridos na vida virtual, seja por meio de celulares, computadores, video games ou tablets. E com isso nasce a nossa preocupação: meus filhos estão seguros quando estão navegando na Internet? Como posso fazer o monitoramento dos meus filhos sem invadir a privacidade deles?


O que termos que saber é que a grande parte da responsabilidade de garantir a segurança das crianças na internet é de nós, pais. Nós devemos ensinar nossos filhos como tirar proveito da Rede e assessorá-los para que entendam quais são os riscos neste meio e como evitá-los. A seguir, algumas recomendações que permitirão orientar e controlar as crianças quando utilizarem a Rede. 






1. Colocar o computador em um lugar comum e à vista.
Evite a todo custo colocar o PC no quarto das crianças, já que isto lhes permitirá ocultar suas atividades cotidianas na Rede. Uilize uma localização central, como uma sala de estudo ou um quarto que você possa entrar a qualquer momento para monitorar seu comportamento.

2. Ensine-lhes a cultura de Internet.
É necessário que as crianças saibam como proteger sua informação pessoal e a de sua família e amigos. Ensine-lhes hábitos como usar senhas seguras; não compartilhar com estranhos chaves ou dados pessoais (por exemplo, idade, sexo, gostos, rotinas, nome do colégio, direção da casa, etc.); nunca enviar fotos ou vídeos próprios a desconhecidos; ou utilizar termos adequados em salas de chat.

3. Evite que preencham formulários na Internet.
Os delinquentes informáticos podem criar formulários para que crianças incautas ingressem seus dados. Quando seus filhos queiram o fazer, diga-lhes que é melhor que sempre preencham em companhia de um adulto, para se assegurar da autenticidade do site. Ademais, evite que subscrevam a todo lugar ou serviço que encontre na Rede.

4. Crie padrões para o uso da Rede.
Negocie com seus filhos um acordo para o uso da Internet, que estabeleça direitos e deveres que deverão cumprir de maneira obrigatória. No pacto inclua orientação sobre os locais aos que têm acesso e o que podem fazer neles, quanto tempo estarão conectados, que fazer se acontecer algo que os incomode e como se comportar de forma ética e responsável em locais onde podem participar ativamente.

5. Navegue com eles.
Assim você poderá lhes mostrar quais conteúdos são apropriados de acordo com sua idade e como eles podem tirar proveito do conteúdo seja pra trabalhos escolares, seja pra conhecimento próprio ou para um lazer saudável. E sobretudo ensine-os que a Internet é a extensão da rua onde mora para que, diferente de muitos usuários atuais, se portem de maneira educada e respeitosa.




Fonte: http://www.maedigital.com.br/2011/03/crianca-segura-na-internet-5-dicas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário